Copyright 2025 - Desenvolvido por Eleva Brasil

Serviços

Tipos de Pesquisas


Pesquisa sobre Produtos e Serviços

A ) Pré-lançamento

  • Avalia o mercado potencial antes do lançamento em definitivo


B ) Lançamento

  • Avalia o comportamento do mercado após a introdução do produto ou serviço e o grau de satisfação dos clientes.


C ) Ciclo de Vida


  • Avalia sistematicamente o produto ou serviço, possibilitando a visão do seu Ciclo de Vida e a tomada de ação mediante a sua performance no mercado.

 

Pesquisa de Mídia

  • Avalia o impacto de uma campanha publicitária em diversos veículos (TV aberta e fechada, rádio AM e FM, revista, internet, etc.) sobre o mercado potencial ou atual.
  • Busca subsídios para a elaboração de campanhas publicitárias.



Pesquisa com Clientes Internos (Endomarketing)


  • Avalia as relações internas entre as diretorias de uma empresa de forma a levantar subsídios para melhoria dos processos internos dando a linha de frente (atendentes, vendedores, etc) total condições para atender de forma precisa e satisfazer as necessidades plenas dos clientes.


Pesquisa de Clima Organizacional (Endomarketing)

  • Avalia o grau de satisfação dos empregados com a empresa, em todos os níveis hierárquicos, buscando subsídios para melhor satisfazê-los e, conseqüentemente, satisfazer as necessidades do consumidor final.

 

Pesquisa de Perfil do Consumidor

Possibilita a visão do perfil do consumidor atual e/ou potencial dos produtos ou serviços da empresa, mediante os aspectos:

a) Pessoais

  • sexo;
  • grau de instrução;
  • idade;
  • renda;
  • profissão;
  • hábitos (leitura, lazer, etc.);
  • hobbies;
  • posse e consumo de determinados bens;
  • etc.

 
b) Empresariais

  • ramo de negócio;
  • número de empregados;
  • faturamento;
  • etc.


Pesquisa Política

A) Eleitoral

  • Propõe o levantamento das intenções de voto para os cargos eletivos (Presidência da República, Governador, Prefeito, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual e Vereador).
  • Coleta e ressalta os principais anseios dos eleitores de uma cidade, estado, ou país e o nível de expectativa com relação a determinado candidato.


B) Avaliação da Administração Pública

  • Avalia o mandato de um político, sob vários aspectos, de acordo com a ótica do eleitorado.


Pesquisa Social

  • Avalia de um modo contínuo ou periódico, a situação comunitária mediante variáveis que se deseja quantificar.
  • Possibilita conhecer a opinião da população de uma comunidade / município sobre aspectos relacionados com moradia, finanças, habitação, saneamento básico, educação, saúde, mobilidade urbana, emprego, impactos ao meio ambiente entre outros.
  • Esse tipo de pesquisa subsidia programas sociais para empresas do setor público ou privado.


Pesquisa de Satisfação de Cliente

  • Propõe o levantamento de requisitos básicos, falados e de encantamentos através de pesquisas qualitativas. Esses requisitos são enquadrados no CICLO DO CLIENTE (MOMENTOS DA VERDADE) e em DIMENSÕES DE QUALIDADE (CORTESIA / PRESTEZA / CONVENIÊNCIA / RAPIDEZ / etc.), que posteriormente são transformados em INDICADORES DE SATISFAÇÃO, com avaliações periódicas (PESQUISA QUANTITATIVA) de forma a atuarem nos PROCESSOS, com ações corretivas.


Cliente Misterioso

  • Coleta dados sobre o atendimento pessoal, telefônico, postal e eletrônico de uma empresa, através de simulações de compras de produtos e/ou uso de serviços em situações reais.
  • Os pesquisadores, transformados em Clientes Misteriosos, realizam a operação de compra e/ou uso e avaliam os processos de atendimento, incluindo a observação de outros fatores, tais como, o acesso, o estacionamento, a higiene e limpeza, a sinalização visual, etc.


Pesquisa de Dados Secundários - Desk Research

  • Essa técnica, ao contrário da pesquisa de campo, é desenvolvida no escritório, sem a necessidade de qualquer outra fonte de informação primária. Essencialmente, é o estudo e análise de informações geradas pelo governo e outras instituições públicas ou privadas. Trata-se de levantamento de dados demográficos, saúde, educação, moradia, habitação e outros.
f t g m