Serviços
Tipos de Pesquisas
Pesquisa sobre Produtos e Serviços
A ) Pré-lançamento
- Avalia o mercado potencial antes do lançamento em definitivo
B ) Lançamento
- Avalia o comportamento do mercado após a introdução do produto ou serviço e o grau de satisfação dos clientes.
C ) Ciclo de Vida
- Avalia sistematicamente o produto ou serviço, possibilitando a visão do seu Ciclo de Vida e a tomada de ação mediante a sua performance no mercado.
Pesquisa de Mídia
- Avalia o impacto de uma campanha publicitária em diversos veículos (TV aberta e fechada, rádio AM e FM, revista, internet, etc.) sobre o mercado potencial ou atual.
- Busca subsídios para a elaboração de campanhas publicitárias.
Pesquisa com Clientes Internos (Endomarketing)
- Avalia as relações internas entre as diretorias de uma empresa de forma a levantar subsídios para melhoria dos processos internos dando a linha de frente (atendentes, vendedores, etc) total condições para atender de forma precisa e satisfazer as necessidades plenas dos clientes.
Pesquisa de Clima Organizacional (Endomarketing)
- Avalia o grau de satisfação dos empregados com a empresa, em todos os níveis hierárquicos, buscando subsídios para melhor satisfazê-los e, conseqüentemente, satisfazer as necessidades do consumidor final.
Pesquisa de Perfil do Consumidor
Possibilita a visão do perfil do consumidor atual e/ou potencial dos produtos ou serviços da empresa, mediante os aspectos:
a) Pessoais
- sexo;
- grau de instrução;
- idade;
- renda;
- profissão;
- hábitos (leitura, lazer, etc.);
- hobbies;
- posse e consumo de determinados bens;
- etc.
b) Empresariais
- ramo de negócio;
- número de empregados;
- faturamento;
- etc.
Pesquisa Política
A) Eleitoral
- Propõe o levantamento das intenções de voto para os cargos eletivos (Presidência da República, Governador, Prefeito, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual e Vereador).
- Coleta e ressalta os principais anseios dos eleitores de uma cidade, estado, ou país e o nível de expectativa com relação a determinado candidato.
B) Avaliação da Administração Pública
- Avalia o mandato de um político, sob vários aspectos, de acordo com a ótica do eleitorado.
Pesquisa Social
- Avalia de um modo contínuo ou periódico, a situação comunitária mediante variáveis que se deseja quantificar.
- Possibilita conhecer a opinião da população de uma comunidade / município sobre aspectos relacionados com moradia, finanças, habitação, saneamento básico, educação, saúde, mobilidade urbana, emprego, impactos ao meio ambiente entre outros.
- Esse tipo de pesquisa subsidia programas sociais para empresas do setor público ou privado.
Pesquisa de Satisfação de Cliente
- Propõe o levantamento de requisitos básicos, falados e de encantamentos através de pesquisas qualitativas. Esses requisitos são enquadrados no CICLO DO CLIENTE (MOMENTOS DA VERDADE) e em DIMENSÕES DE QUALIDADE (CORTESIA / PRESTEZA / CONVENIÊNCIA / RAPIDEZ / etc.), que posteriormente são transformados em INDICADORES DE SATISFAÇÃO, com avaliações periódicas (PESQUISA QUANTITATIVA) de forma a atuarem nos PROCESSOS, com ações corretivas.
Cliente Misterioso
- Coleta dados sobre o atendimento pessoal, telefônico, postal e eletrônico de uma empresa, através de simulações de compras de produtos e/ou uso de serviços em situações reais.
- Os pesquisadores, transformados em Clientes Misteriosos, realizam a operação de compra e/ou uso e avaliam os processos de atendimento, incluindo a observação de outros fatores, tais como, o acesso, o estacionamento, a higiene e limpeza, a sinalização visual, etc.
Pesquisa de Dados Secundários - Desk Research
- Essa técnica, ao contrário da pesquisa de campo, é desenvolvida no escritório, sem a necessidade de qualquer outra fonte de informação primária. Essencialmente, é o estudo e análise de informações geradas pelo governo e outras instituições públicas ou privadas. Trata-se de levantamento de dados demográficos, saúde, educação, moradia, habitação e outros.